terça-feira, 15 de novembro de 2011

INTERATIVIDADE E INTERAÇÃO MÚTUA E REATIVA

INTERATIVIDADE E INTERAÇÃO MÚTUA E REATIVA



 Caroline Mayerhofer

 Lara Hora

Israel Pimentel

RESUMO:
            O presente trabalho é resultado de pesquisa empreendida sobre a constituição da práticas de interatividade e interação mútua e reativa. O estudo pretende aprofundar o debate acerca da constituição do que é interatividade, o que pode se considerado interativo ou não, no processo de sua construção, suas potencialidades, vulnerabilidades, dando ênfase à participação dos diferentes atores. O trabalho procura resgatar e analisar todos os debates da aula, analisando as ações implementadas sobre esse tema, que adquirem significado históricos rompendo grandes paradigmas.

PALAVRAS-CHAVE: Interatividade, Interação mútua.


CONCEITOS

O conceito de interatividade vem sendo muito discutido e analisado atualmente, pois, seu conceito está sendo aplicado como um item de um produto disponível no mercado.  As televisões, vídeo-games, brinquedos, computadores, telefones celulares, todos esses produtos estão sendo lançados no mercado com um item incluso: a interatividade.
Mas o que seria interatividade? Responder esta pergunta não é fácil, entretanto pretendo levantar algumas características do que se refere a esse processo.

Tendo em vista o caráter tecnicista e matemático da Teoria da Informação, tal visão de comunicação disfarça-se como adequada para o estudo da interação mediada por computador. Emissor-canal-receptor se transformam em webmaster-interface-usuário. Associando-se a essa concepção, o par comportamentalista de estímulo/resposta traduz-se como input/output no contexto informático [...] Nesse contexto, a quantidade de metáforas (a mente como um computador, uma máquina que conversa etc) toma conta da arena, fazendo a diferenciação entre interação humana e as trocas entre máquinas parecer irrelevante” (PRIMO, 2007, p.73).

            A visão mecanicista e equivocada, pois sua analisa coloca o foco unicamente sobre as maquinas. Já as tentativas de explicar a relação do usuário – interagente humano – com o computador destacam sempre as possibilidades do software, posicionando o usuário como agente passivo das ações racionalizadas pela tecnologia, este fato, a relação de predomínio de emissor sobre o receptor é a idéia que primeiro desponta, sugerindo uma relação básica de poder, em que a associação entre passividade e receptor é evidente. 

Como o conceito de interação veio da física, foi incorporado pela sociologia, pela psicologia social e finalmente, no campo da informática, transmuta-se em interatividade, permanece a indagação: que aspectos específicos teriam motivado tal transmutação? Talvez a necessidade de garantir ao termo “interatividade” singularidades dispersas no conceito vasto de interação. Talvez a necessidade de lhe conferir aspectos novos ausentes em todas as acepções do termo “interação” (SILVA, 2000, p.105).


DIFERENÇA ENTRE INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE

Segundo Maia “a Interação é inerente ao seres humanos e ocorre quase sempre quando duas ou mais pessoas se comunicam. Já a Interatividade tem relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ocorre quando duas ou mais pessoas interagem tendo como mediador alguma interface tecnológica.” (blog e-Educador, 2007).
Partindo destes conceitos entendemos que quase todos os produtos que estão sendo comercializados como interativo, na verdade, não são, ou melhor, pode ser definido como interação reativa. 

INTERAÇÃO MÚTUA E REATIVA

Outro conceito discutido pelo professor Alex Primo é o de interação reativa e interação mútua. Um sistema que tem uma interação reativa é o oposto da interatividade, na qual se exige que o expectador possa interagir (no sentido de interação) com o produto no qual está sendo usado. A interação reativa é limitada, só permite que o usuário faça poucas ou nenhuma alteração no sistema, que operam através da ação e reação. .
A interação mútua, ao contrário da reativa, possibilita a relação entre sistemas. E através dessa interação é construído e reconstruído as informações no sistema. Um exemplo de interação mútua é o MSN, onde pessoas interagem através de mensagem que são enviadas instantaneamente.
A interação mútua e a interatividade podem ser facilmente relacionadas, pois, ambas necessitam que haja troca, interação entre individuo- individuo, individuo-coisa, coisa-coisa.


.
Referencias
PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.

                                                                                                                      


Dois beijos e abraços. J

Lara, Caroline e Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário